Chegou o momento de escolher o local ideal para o seu negócio? Esta é uma das etapas mais importantes para um empreendedor, pois a região pode impactar positivamente ou negativamente o sucesso da empresa e afetar a rentabilidade a longo prazo. Pensando nisso, separamos os pontos mais relevantes a serem considerados no momento de fazer esta avaliação e que vão ajudá-lo a tomar a decisão correta!
Um dos fatores mais importantes é, certamente, a acessibilidade. A localização da empresa deve ser fácil de ser encontrada. Além disso, é importante levar em consideração os meios de transporte disponíveis, para proporcionar um acesso ágil e prático a clientes e colaboradores. Também é relevante que o local conte com estacionamento no próprio empreendimento ou nos arredores.
O custo é outro ponto importante a ser considerado ao escolher o local da empresa. É importante encontrar um equilíbrio entre o custo e a qualidade do local. A escolha de um espaço muito caro pode afetar a rentabilidade da empresa, enquanto a escolha de um local muito barato pode afetar a qualidade da localização e a percepção da marca.
Avalie, também, se a laje já está mobiliada ou não! As duas possibilidades geram vantagens! Um ambiente mobiliado elimina a necessidade de investimento inicial em reformas. Além disso, ao encerrar o contrato de locação, não é necessário retornar o imóvel à condição original. Por outro lado, as lajes limpas tendem a ter um valor até 25% menor na comparação com um imóvel mobiliado, e você pode personalizar o local de acordo com as necessidades e identidade do seu negócio!
Avaliar a concorrência é um passo essencial para definir a estratégia de negócios. Embora muitas pessoas acreditem que a concorrência deva ficar o mais distante possível, em alguns casos, estar próximo a concorrentes pode trazer vantagens, pois o público-alvo estará mais propenso a visitar a região.
Contudo, é crucial avaliar cuidadosamente essa possibilidade, considerando o estágio atual do negócio. Se a empresa estiver iniciando, talvez não seja vantajoso ficar próximo a concorrentes já estabelecidos no mercado, pois isso pode dificultar a conquista do seu público consumidor.
Quem é o seu público e onde ele está concentrado? Entender o perfil do seu consumidor também é importante na hora de pensar no local ideal para a sua empresa. Se a empresa for voltada para um público mais jovem, por exemplo, é importante saber quais os bairros que mais frequentam.
Ao escolher um empreendimento para abrigar a sua empresa, é importante levar em consideração alguns detalhes que podem fazer toda a diferença na imagem e na reputação do negócio.
Uma das tendências atuais é a escolha de empreendimentos green building, que são construções sustentáveis e com baixo impacto ambiental. Empreendimentos pet friendly também fazem a diferença e sucesso! Eles permitem a presença de animais de estimação no ambiente de trabalho, o que pode ajudar a atrair e reter talentos, já que muitas pessoas consideram a presença de seus pets um requisito importante para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Sistemas modernos, como o acesso por reconhecimento facial ou elevadores inteligentes, oferecem maior segurança e praticidade para os colaboradores e visitantes. Também vale destacar que as Certificações, como LEED, Fitwel, ISO 9001 e a ISO 14001, podem ajudar a comprovar o compromisso da empresa com a sustentabilidade e qualidade de vida.
Avaliar se a região escolhida possui baixos índices de criminalidade é essencial. O local ideal deve ser seguro para a empresa e todos que a frequentarem. A escolha de uma área considerada arriscada pode afetar negativamente a percepção da empresa pelos clientes, colaboradores e outros públicos estratégicos.
Por fim, a infraestrutura é outro item da lista que deve ser considerado. A localização deve ter uma boa infraestrutura para atender às necessidades da empresa e das pessoas. Isso pode incluir a disponibilidade de serviços como internet de alta velocidade, serviços bancários, transporte público, restaurantes, sistema de logística, além de avaliar se o tamanho e layout do imóvel são adequados para as atividades operacionais.
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