Depois da “onda” do home office oficializado pela pandemia da covid-19, começamos a ver inúmeras manifestações de companhias dos mais diversos segmentos a respeito da ressignificação de seus escritórios físicos.
Há quem já tenha determinado o trabalho de casa como o novo padrão, mesmo para quando as rotinas presenciais puderem, de fato, ser retomadas sem riscos, mas também existem muitas organizações que enxergam seus espaços físicos como fundamentais para o fortalecimento da cultura, renovação dos vínculos e para seus processos de inovação e cocriação.
Observando esses diversos perfis corporativos, hoje há uma tendência latente pela adoção de um modelo híbrido, que já começa a ser adotado por muitos empresários e seus times. Com esse movimento, os escritórios estão ganhando um novo significado. Eles serão ambientes para reencontros, manifestação de novas ideias, realização de reuniões e eventos, e também para o trabalho, que jamais será visto ou vivido como antes.
Essa mudança de mindset exige uma transformação dos espaços, com mais verde, aconchego, humanização e acolhimento. O foco são as pessoas!
Justamente pensando nisso, elencamos cinco erros muito comuns em reformas de escritórios. Se você está pensando em reformular seu espaço, fique atento a:
O planejamento deve ser o passo número um do projeto. É imprescindível traçar um plano com os detalhes de todas as etapas a serem seguidas, como orçamento disponível, preços, materiais, quantidades, contratação de profissionais, prazos etc.
As falhas nessa etapa resultam em custos extras, atrasos e insatisfação.
A contratação de fornecedores sem uma análise prévia ou do famoso “Faz Tudo”, que cobra mais barato e promete muitos serviços no pacote, pode frustrar toda a projeção da reforma, gerar retrabalhos, novos custos e comprometimento do orçamento. É imprescindível a contratação de profissionais capacitados, que ofereçam suporte e entregas de qualidade em todas as etapas da obra.
Para não errar, sempre busque referências dos fornecedores cotados.
Negligenciar esse importante passo da execução do projeto, deixando de colocar na “ponta do lápis” todos os possíveis gastos, é um erro muito comum no planejamento da reforma de espaços corporativos.
Mesmo que a mudança seja simples, não dar a devida importância ao orçamento pode gerar custos extras e, claro, falta de budget para a conclusão do trabalho.
O ideal é montar uma planilha com o investimento previsto, levando em consideração os valores de materiais, equipe, mobiliários, decoração, equipamento, eletrodomésticos etc.
É muito importante se preocupar com a segurança de todos os envolvidos na execução da obra. Não se atentar ao uso de equipamentos de proteção (EPIs), por exemplo, pode levar a um acidente. Além de novos custos, haverá a perda da mão de obra, possíveis afastamentos e danos à saúde do profissional.
É muito comum a empresa que deseja reformar seu espaço buscar referências de ambientes em revistas, aplicativos, artigos de arquitetura, entre outros canais. Todos fazemos isso, inclusive para pequenas mudanças em casa, não é mesmo?
O importante nesse passo é justamente considerar as características, formato e infraestrutura disponível em seu espaço. Antes de começar a trabalhar na reforma e vislumbrar a estética, cheque possíveis rachaduras, vazamentos, instalações elétricas e hidráulicas que possam estar danificadas, e confirme com um profissional especializado, como um engenheiro ou arquiteto, se as mudanças que você almeja são possíveis no ambiente atual.
Com essas dicas, você poderá se preparar melhor para a reforma do seu espaço corporativo. E caso precise de auxílio nesse processo, a Engeform Desenvolvimento Imobiliário pode ajudar!
Temos um time muito qualificado e especialista, que além de executar a obra, participa de todo o processo, inclusive com a montagem e logística de mudança, caso seu escritório repaginado seja em um outro endereço.
Fale com o nosso engenheiro Victor Cezare (victor.cezare@engeform.com.br) e não cometa erros em sua reforma!