A área de facilities é essencial para qualquer tipo de empresa, impactando diretamente os resultados do negócio. Para se ter uma ideia, o mercado de gerenciamento de facilities movimenta, mundialmente, US$ 1,15 trilhão por ano. No Brasil, são cerca de US$ 16,4 bilhões. Só na cidade de São Paulo, mais de 53 mil prédios dependem de manutenção, limpeza, segurança, jardinagem.
No cenário pandêmico que vivemos há um ano, o setor se consolidou ainda mais e se adaptou às inúmeras transformações e adaptações pelas quais o mundo corporativo está passando.
Os profissionais da área são os responsáveis por executar as tarefas relacionadas às recomendações sanitárias, garantindo a operação segura e o funcionamento das empresas. Além disso, com as mudanças nas configurações dentro dos escritórios e nas formas de trabalho, além da aceleração do uso de tecnologias, o time de facilities tem assumido novas funções.
Para exemplificar, com a pandemia, cresceu a demanda por espaços inovadores dentro das empresas, como coworkings e pequenos cafés onde as pessoas possam se encontrar de forma segura e funcional. Neste contexto, a gestão de facilities precisou se adaptar às necessidades desse tipo de serviço.
Da mesma forma, a tecnologia tem ganhado espaço na gestão dos empreendimentos. Duas soluções muito relevantes para o setor são a IOT (Internet das Coisas) e a IA (Inteligência Artificial). A primeira conecta sistemas e ferramentas, facilitando o monitoramento e a rastreabilidade. Já a segunda, ajuda a deixar o trabalho mais efetivo, otimizando e facilitando os processos, como gestão energética, controle de estoque, manutenção de equipamentos etc.
Nesta nova realidade, a função de quem trabalha com facilities se torna ainda mais estratégica, exigindo análise de dados. Esses profissionais têm em mãos informações relevantes e embasadas para tornar a gestão do empreendimento ainda mais eficiente, sustentável e segura, além de contribuir com resultados muito positivos para o negócio.
De agora em diante um gestor de facilities se torna extremamente relevante na aplicação de estratégias de sustentabilidade, eficiência energética, busca e utilização de produtos verdes, uso racional de materiais descartáveis, além da adequação de espaços que promovam qualidade de vida, engajamento e produtividade.
A Engeform Desenvolvimento Imobiliário e o Coworking São Paulo têm equipes extremamente capacitadas e qualificadas, que tornam cada ambiente ainda mais propício à construção de relações duradouras, impulsionamento de negócios e atuação segura de seus clientes.
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Por Rodrigo Andrade
Supervisor de manutenção dos empreendimentos da Engeform Desenvolvimento Imobiliário